15 de fevereiro de 2015

De Mochila por Portugal - parte 5: Óbidos!

Setembro/2013

Saí de trem (ou comboio) de Cascais até a estação Central de Lisboa. De lá, fui até a rodoviária (ou Terminal de Auto-Carro) comprar o ticket para Óbidos. Os ônibus não saem de dentro da Rodoviária e sim de uma rua paralela a rodoviária.

Consegui deixar a mochila e a mala (cheia de vinhos do porto) com o atendente da cia. de ônibus que eu comprei os tickets. Não existe guarda volumes na rodoviária e o cara foi muito legal comigo segurando as minhas malas até eu voltar para Lisboa.

Óbidos fica 80km de Lisboa e os horários de ônibus não ajudam muito, por isso, se você for passar o dia por lá como eu fiz, aconselho ir bem cedo e consultar o horário de retorno antes de sair de Lisboa. 

Ao passar pelo portão de entrada da Vila de Óbidos, você simplesmente entra em séculos de histórias. Celtas já habitavam o local em 308aC. Romanos e Visigodos também conquistaram o lugar. No século VIII os Muçulmanos tomaram conta da Vila e em 1147 D. Afonso Henriques acabou com a brincadeira e passou a ser o novo dono do pedaço.
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues


Óbidos é encantadora e você se sente no passado de tão preservada que a cidade é! Logo na entrada da Vila, você tem acesso as muralhas, confesso que eu fiquei com medo ao caminhar por elas, mas não deixei de conferir a vista lá de cima!
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
A cidade também é conhecida pelo seu delicioso Licor de Ginja. Por todas as ruas você encontra comerciantes convidando os turistas para provar o licor em copinhos de chocolate, imagina a maravilha...yummy!
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!Outro licor que eu provei e aprovei foi o Licor de Merda. O nome não ajuda muito, mas quis saber por que um licor tão bom  leva um nome tão cruel. 

Segundo uma comerciante, o licor foi feito na época da ditadura em Portugal e o povo encontrou meios de se revoltar contra a ditadura colocando nos produtos nomes proibidos para época, como o Licor de Merda. Havia também chocolates em formas de órgãos genitais.

Mas li em um website que o licor foi criado em um período político crítico em Portugal, para "homenagear" algumas autoridades que governavam o país na época.

O Licor de Merda nada mais é do que um doce licor de leite e muito bom!

Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Com relação a construção do castelo, os romanos começaram algo pequeno e os muçulmanos terminaram a  fortificação. Mas como toda história de um castelo, passou por várias mudanças em sua estrutura no decorrer dos séculos. Hoje o castelo é uma pousada.

Em 2007 foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal. 
Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Ah!Pedir para as pessoas tirarem foto para você e não poder cobrar mais uma é isso ai... melhor do que nada! :)

Castelo de Óbidos - Viviane Rodrigues - De Mochila pela Europa!
Depois de um dia inteiro respirando história, saí de Óbidos, peguei as minhas tralhas na rodoviária de Lisboa e fui para o aeroporto. De lá, voei para Milão, onde me encontrei com um amigo para darmos início ao nosso mochilão!


Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário