20 de abril de 2013

De Mochila pela Romênia... a terceira vez!: Sinaia - Transilvânia


Pois é, lá vou eu pela terceira vez visitar a Romênia!

Desta vez foi para as festas de final de ano: natal e ano novo.

Mas não vou entrar em detalhes sobres os lugares que eu já visitei, vou direto a novidade da vez: o Castelul Peleş (se lê Pelechi).

Sinaia é uma cidade linda no meio das montanhas na região da Transilvânia.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
Chegamos lá de trem, saindo da cidade de Buzau. As passagens de ida e volta custaram em torno de RON 35,00 (aproximadamente € 8,00)

Caminhamos da estação até o Peles. Passamos pelo Sinaia Monastey, que foi fundado pelo Principe Mihail Cantacuzino entre 1690 e 1695.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
O castelo fica logo depois do monastério e a paisagem começa a mudar pelo caminho. O que não ajudou foi a neve e o frio, visitar no verão é uma boa dica.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
O Castelul Peleş, que está próximo as Montanhas Carphatian, além de ser considerado um dos mais belos castelos da Europa, se tornou o primeiro castelo do mundo a possuir energia elétrica e produzida localmente.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
O Rei Carol I da Romênia, em cujo reinado o país ganhou a sua independência, foi quem mandou construir o castelo. As construções começaram em 1873, onde diversos edifícios auxiliares foram construídos simultaneamente com o castelo, um deles a usina de energia elétrica.

O rei rejeitou os três primeiros projetos apresentados para a construção do castelo, segundo ele, eram cópias de outros castelos europeus e ele, como estava pagando, queria algo mais original.

O Arquiteto Alemão Johannes Schultz, foi o queridinho do rei, apresentado um projeto original que deixou o rei com sorrisos dando voltas no rosto. O castelo foi inaugurado em 1883, com um baile real.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
Após a abdicação forçada do rei Michael I em 1947, o regime comunista tomou toda a propriedade real. O castelo foi aberto como uma atração turística e foi declarado um museu em 1953.
www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com

www.demochilapelaeuropa.blogspot.com
O valor do ticket depende da visita que você escolher. Pagamos pela visita simples e foi muito bacana. Infelizmente não é permitido fotos no interior do castelo, mas ou tentar descrever a beleza dele.

O castelo é cheio de detalhes feitos em madeira, até mesmo as esculturas. Grandes espelhos de cristais estão espalhados por todos os corredores e a mobilha é fantástica e super preservada.

Uma grande sala guarda uma enorme coleção de vinda de todo lugar do mundo e uma biblioteca fascinante com detalhe de uma estante que é nada mais do que um passagem secreta.

Algumas salas são temáticas: decorações turca, francesa entre outras.

Ah!!! tem até um "cinema" dentro do castelo!

Para saber mais sobre as postagens anteriores sobre a Romênia, é só clicar nos links abaixo:


- De Mochila pela Romênia parte I: Muntenia e Oltenia


- De Mochila pela Romênia parte II: Transilvânia


- De Mochila pela Romênia pela segunda vez!


17 comentários:

  1. Olá Viviane, tudo bem?
    Pretendo ir pra Irlanda para estudar inglês também. Sou de SP e estou pesquisando agências... Achei seu blog por acaso e estou 'devorando'.... Será que podemos conversar? Se possível me envie um e-mail: lis.costa.28@hotmail.com
    Obrigada!
    Um Beijo
    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Li! Claro que podemos conversar!!! Entro em contato com você por email! Bjos

      Excluir
  2. Lindo lugar... adorei a foto no corredor de árvores, realmente acho esplêndido. Agora que pena não ter podido tirar foto no interior do castelo, seria muito interessante ver. Fiquei interessada na passagem secreta =) e na biblioteca.

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane, tudo bem? Amei seu blog... incrível. Tenho um pedido igual ao da Lis Costa, rsrsrsr... Podes me enviar um em-mail? mineus@yahoo.com, um beijo grande e obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Curti muito o seu template. Tava tentando arrumar o meu, mas não deu muito certo! :/

    ResponderExcluir
  5. Minha prima esta viajando pela romenia.
    QUe maravilha de coisas bonitas era verá.
    Adorei saber!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  6. Minha prima esta viajando pela romenia.
    QUe maravilha de coisas bonitas era verá.
    Adorei saber!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Monica! A Romênia é mesmo maravilhosa!!!! Sua prima vai amar! Beijosss

      Excluir
  7. Oi, Viviane! Eu gostava TANTO de ler o seu blog, li tudo, tudo! Você não mora mais na Irlanda? :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbará!!! Muito obrigada por acompanhar o blog!! Eu tenho MILHARES de posts para escrevir, fiz muitas viagens e tenho muita coisa para dividir com vocês, mas não tive tempo ainda!

      Mas assim que possível, vou voltar a postar! O mês que vem vou viajar por mais 14 países, ou seja, mais ainda para escrever!! Mas não se preocupa, o blog está ativo sim! ;)

      Beijosss

      Excluir
    2. Que legal, mais e mais viagens! Um dia (ano passado) vi uma menina muito parecida com você em Dublin mas não falei nada porque não tive certeza.... rs

      Excluir
    3. ahahaha, quando for assim, pergunta se sou eu! Já fui parada 3x em Dublin por leitores do blog, achei um máximo!!! :D

      Excluir
  8. Oi Viviane... tudo bem? Estou embarcando semana que vem para a Romenia e Sinaia tá no meu roteiro... junto com Sighisoara, Brasov, Hunedoara e Sibiu. Poderia me dar uma dica se é melhor trocar o cambio para a moeda local ou se posso levar Euro? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo!! Td bem? É melhor vc fazer o câmbio pela moeda local, fica muito mais fácil. Boa viagem e espero que você aproveite o máximo de lá, a Romênia é um dos meus países preferidos! Abraços

      Excluir
    2. Olá Marcelo!! Td bem? É melhor vc fazer o câmbio pela moeda local, fica muito mais fácil. Boa viagem e espero que você aproveite o máximo de lá, a Romênia é um dos meus países preferidos! Abraços

      Excluir
  9. Oi Viviane... tudo bem? poderia me dar uma dica? estou indo para a Romenia na proxima semana... e estarei passando por Sibiu, Brasov, Sighisoara e Sibiu... vc acha que consigo percorrer por lá usando o Euro ou devo trocar para a moeda local?

    ResponderExcluir