11 de abril de 2013

De Mochila pela Grécia - parte 5: Creta - Heraklion e Knossos!

Dia 05:

Saímos de Atenas bem cedo. Fomos para Creta de avião com a empresa grega Aegean Airlines. O voo dura menos de trinta minutos até a cidade de Heraklion,  capital de Creta e nosso primeiro destino na ilha.

Nos hospedamos no Kronos Hotel. Muito bom e super barato, além da ótima localização: em frente ao mar!

Essa foi a vista da janela do meu quarto no hotel:



Como chegamos cedo, fizemos o check in, deixamos as malas no hotel e saímos para conhecer alguns pontos turísticos da cidade.

Pegamos o ônibus Hop-on Hop-off, que sai do porto e vai até a cidade de Knossos, onde está a famosa e suposta ruína que abrigou o Labirinto do Minotauro.

Na verdade, não compensa comprar o ticket do ônibus turístico. O centro de Heraklion fica próximo ao hotel (praticamente atrás) e de lá sai ônibus por € 1,00 até Knossos, mas nós não sabíamos...

Em Heraklion não há muito o que fazer e descobrimos isso lá, mas mesmo assim, conseguimos aproveitar a visita. Acredito que um dia é suficiente para ficar por lá, incluindo a visita a Knossos. Mas, não sabíamos disso também e passamos três noites na cidade.


Knossos

Knossos fica quinze minutos de Heraklion e como eu citei anteriormente, o ônibus custa € 1,00. O ponto de partida é em frente ao Museu de Arqueologia em Heraklion. A última parada é em frente ao Palácio de Knossos.

Knossos é o maior sitio arqueológico da idade do bronze na ilha de Creta. Foi descoberta em 1878 por Minos Kalakairino, que deu início as escavações na área. 

Em 1900 o arqueólogo inglês Arthur Evans comprou todo o sitio, dando início a um trabalho em grande escala.

O primeira ocupação no sítio é datada de 7000 aC. O você verá no sítio hoje são reconstruções feitas por Evans, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos, o que fez muitos identificar como o local do labirinto do Minotauro - embora não há provas contundentes que confirmam ou desmintam a tal suposição.








 A lenda do Minotauro:

Minos, rei de Creta pediu a Poseidom que lhe enviasse um touro branco como a neve em sinal de aprovação ao seu reinado. Minos queria provar aos seus irmãos que ele tinha direito a assumir o trono.

O touro foi enviado e Minos deveria sacrificá-lo em nome do deus, em forma de agradecimento. O touro era tão encantador, que Minos decidiu ficar com ele. Como punição dos deuses, Afrodite fez com que Pasiphae, esposa de Minos, se apaixonasse pelo touro.

Pasiphae, safadinha, encomendou uma vaca de madeira para que ela conseguisse chegar próximo ao touro e fazer loucuras de amor com ele (por ZEUS!). Da louca união nasceu o Minotauro. Pasiphae cuidou da criatura durante toda infância, mas ele cresceu (revoltado talvez porque a mãe fosse uma falsa vaca?) e se tornou feroz.

Minos consultou o oráculo em Delphi, que o aconselhou a construir um enorme labirinto para abrigar a criatura. O labirinto foi construído ao lado do Palácio de Minos.

Quem mata o terrível Minotauro é Tesseu, filho de Egeu. Tesseu prometeu ao pai que se voltasse vivo da caçada ao Minotauro, ergueria em seu barco velas brancas, indicando que ele estaria vivo, caso contrario, seriam velas negras.


Tesseu voltou feliz e apaixonado da caçada e esqueceu de erguer as velas. Egeu (sem noção), não viu as velas brancas e achou que o filho estivesse morto e se jogou no mar, que recebeu seu nome.

8 comentários:

  1. falsa vaca KKKKK achei ke era so na china

    ResponderExcluir
  2. Finalmente com tempo para ler e comentar.
    Esse relato do Minotauro me rachou.
    Minha professora de Introdução aos Clássicos ficaria orgulhosa de você...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Piiii! que bom ver um comentário seu no meu blog! ahahaha, tento deixar o drama mais divertido!!!

      obrigada Piii!

      Bjos

      Excluir
  3. Oi Viviane! Sou escritor e estou pesquisando sobre Creta para um novo trabalho e seu Blog ajudou bastante. rs Adorei a descrição da lenda sobre o Minotauro, rs. Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio!!! muito obrigada!!!!! Fico feliz por ter ajudado!!!

      :D

      Excluir
  4. Adoreiiii... lenda do mino foi a melhor ,rs ! querida vc lembra o numero do onibus e o local exato que pegou para ir a knossos ? pq olho no google maps e nao encontro pontode onibus no em frente ao museo .... ou o que vem escrito .. tanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, hahahaha, eu não me lembro muito bem de onde sai o bus, mas é próximo ao museu, até porque eu comprei o hop on hop off, mas chegando lá da uma confirmada no hostel/hotel que vc se hospedar se ainda tem esse ônibus e se ainda custa 1 euro! Beijos e obrigada por ler o blog! :*

      Excluir