11 de abril de 2013

De Mochila pela Grécia - parte 3: Delphi!

Dia 03:

Acordamos cedo e seguimos para o Terminal B de Atenas.

A cidade tem dois terminais de ônibus e um fica distante do outro e os dois ficam distantes de Plaka!

Se você quer sair de Atenas, primeiro você precisa saber de qual terminal sai o ônibus para seu destino. Fizemos a pesquisa no Hotel e já saímos de lá para os terminais corretos.

Para chegar até o Terminal B: Pegar a linha vermelha do metro da Acrópoles, Syntagma ou Omonia para Atiki. De lá, pegar qualquer ônibus e descer na parada Praktoria.

Nosso destino foi a cidade de Delphi. A passagem custou €15,00 com retorno e a viagem dura em torno de três horas, por este motivo saímos bem cedo de Atenas para aproveitar bem o dia.

O motivo da visita a cidade de Delphi: o Templo de Apolo. O ônibus nos deixa próximo as ruínas que ficam na entrada da cidade.

Construída em uma grande encosta, Delphi era conhecida como a cidade dos Jogos Píticos e pelo grande famoso oráculo que ficava no templo de Apolo. Chegou a ser conhecida pelo mundo como o centro do universo.





Segundo a mitologia, a deusa Têmis era responsável pelo oráculo, que era guardado pela serpente Píton, filha de Gaia. Havia uma fonte que emitia vapores e auxiliava o oráculo em suas profecias. Apolo, que aprendeu a arte com Pan, matou a serpente e tomou o oráculo para si.

O primeiro oráculo era conhecido como Sibila - seu nome original era Herófila. Mais tarde, todas as sacerdotisas devotadas ao oráculo recebiam esse nome.

O oráculo exercia um papel importante no país, sendo consultado antes de qualquer acontecimento ou decisões importantes, como guerra, por exemplo. O oráculo era "responsável pelo que falava e não pelo o que ouviam". Foi assim que Creso da Líbia se ferrou!

Creso consultou o oráculo antes de atacar a Pérsia. De acordo com Heródoto, ele recebeu a seguinte resposta: "se você o fizer, destruirá um grande império".

Creso achou que estava ”abafando" e "mandou bala na Persia"! Foi completamente derrotado, resultando assim na destruição de um grande império: o seu!

Do Templo de Apollo sobraram apenas algumas colunas, mas passar por ali foi muito interessante, assim como em qualquer lugar da Grécia.

Na parte superior da encosta está localizado o Estádio. Foi construído no século V a.C. A pista de corrida tinha 177m de comprimento de 25,5m de largura, capacidade para 6.500 pessoas.








 

Do outro lado da rodovia está Tholos, no santuário dedicado a Athena Pronaia, construído entre 380 e 360 a.C


Depois de andar muito embaixo de um sol quente fomos visitar o museu e andar pela cidade.

Voltamos no final da tarde para Atenas e digo que visitar Delphi valeu muito a pena, fica a dica!

Leia também:

2 comentários:

  1. nao tem nem palavras para descrever o quanto issso eh lindoooooo, issso msmo prima aproveite o ke ha de bom na vida

    ResponderExcluir