11 de abril de 2013

De Mochila pela Grécia - parte 2: Atenas!

Dia 01 (quer dizer, noite):

Fizemos o check in no hotel, largamos as malas em cima da cama e fomos conhecer a cidade. Aproveitamos para jantar e curtir um pouco do calor, que há muito não sabia como era!




- Dia 02

Acordamos cedo para começar a caminhada turística. Era 08h00 da manhã e eu já estava suando!

Primeira vista: Acrópolis, claro!
Começamos pelo Teatro de Dioníso. Fantástico! Simplesmente o berço do teatro ocidental e da tragédia.

O teatro foi construído no século V a.C. e dedicado a Dionísio, o deus do vinho. Fazia parte do Santuário de Dionísio e a principio, as arquibancadas foram escavadas nas encostas naturais do terreno, lugar para os espectadores normais. 

Já os lugares de honras, reservados para os sacerdotes de Dionísio, foram construídos assentos de pedra. Em 410 a.C. foram construídas arquibancadas de madeira e em 330 a.C., a construção foi finalizada e tudo passou a ser pedra.
Passando por várias pequenas ruínas, chegamos ao Odeon de Herodes Atticus. Construído possivelmente em torno de 174 a.C. por Herodes Atticus em memoria a sua esposa Regilia. Os assentos eram de mármore branco e quando intacto, era uma estrutura coberta.

O teatro foi destruído em 267 a.C. com a invasão dos hérulos e nunca restaurado desde então. Foi só no século XIX que tiveram a idéia de restaurá-lo.

O teatro voltou a ser utilizado em 1957. Infelizmente, por esse motivo, não é aberto para visitações, ou seja, sem comprar um ticket para alguma apresentação no local.
Depois de uma bela subida, chegamos ao Propileu, o portão da Acrópolis. E da uma espiada nos guardiões...
Bem ao lado do portão está o Templo de Atena Nike, dedicado a deusa Atena. "Nike" significa vitória. Era o local onde a deusa era adorada por todos na cidade.

Foi destruído pelos persas em 480 a.C. Dentro do templo havia uma grande estatua da Deusa. Originalmente, "Atena Nike" significa "Deusa Alada da Vitória", mas a estatua foi construída sem asas para que a deusa não deixasse a cidade, passando então a ser conhecida por "Nike Ápteros" (Vitória sem Asas). - povo cheio de criatividade...
Mais a frente está o Parthenon. Construído para substituir o antigo templo destruído pelos persas. O Parthenon é o templo dedicado a deusa Atena, visto como um dos maiores monumentos da história da humanidade.

A construção é realmente incrível e atualmente passa por uma restauração gigante, por isso maquinas entre outras coisas aparecem atrapalhando a boa foto... ¬¬'
Próximo ao Parthenon está o Erecteion, um templo jônico que consagra Atena, Hefesto e Erecteu (mítico rei de Atenas).

Segundo a lenda, Zeus promoveu uma competição para escolher o deus patrono da cidade recém construída. Poseidon e Atena foram os competidores pela posse.

Aquele que fizesse algo que trouxesse benefícios ao local seria o vencedor. Poseidon cravou seu tridente do chão e fez nascer uma fonte de água salgada. Atena fez crescer em meio a uma rocha um pé de oliveira.

Atena foi a vencedora da competição, pois a sua oliveira traria lucros a cidade, que recebeu seu nome.

A parte norte do templo possui seis esculturas femininas no lugar de colunas. São as Cariátides, mulheres que suportavam o peso do entablamento e da cobertura do templo em suas cabeças. As que estão no templo hoje são réplicas. As originais estão no Museu da Acrópolis.


Olha aí a oliveira da Atena na frente do templo! :P
E do topo da Acrópolis, a vista da cidade de Atenas é incrível


Abaixo da Acropolis, algumas cavernas dedicadas a Pan, Zeus e Apolo.


Na sequência, visitamos o Ancient Ágora que possui o templo mais "inteiro" da Grécia, o Templo de Herodes Atticus, dedicado também a deusa Atena.
E aqui, bem atrás de mim estava o Templo de Ares. Do templo sobrou apenas a saudade (nada!). Você sabe que o foi um dia pela plaquinha que identifica o local... que pena!
Saímos do Ágora e passando pela biblioteca de Adriano.
Na sequência, fomos para o Ágora Romano onde está localizado a Torre dos Ventos, um relógio solar hídrico, construído em mármore no séc. II a.C. Fantástico!
Voltamos para hotel para nos refrescarmos do intenso calor e seguimos para o Museu da Ácropolis. Infelizmente não é permitido fotos dentro do museu.

O museu é lindo e o que chama atenção, são as ruínas que foram encontradas nas escavações quando começaram as construções do prédio. Eles preservaram o que encontraram e construíram o museu sem prejudicar o sítio. O chão do museu é todo de vidro, permitindo ao turísta uma observação histórica de 360 graus.

Parada para mais uma comida e bebida grega e voltamos para o Hotel. No dia seguinte nosso destino foi Delphi.

6 comentários:

  1. Adorei td - descrições e fotos !
    Obrigada por compartilhar e PARABÉNS !
    Pra + vc é mto bonita!
    FELICIDADE ! Alcione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alcione!!! Obrigada!!!!! :D
      Tenho mais relatos para contar, logo posto!

      Beijoss

      Excluir
  2. Viviane, estou com a viagem programada para a Grécia em Agosto e estou morrendo de medo!
    Muita coisa me preocupa! Quanto a comunicação, foi fácil? As pessoas, sabem inglês? Essas são as minhas maiores preocupações. Amei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá!!! Pode ficar tranquila porque todos falam inglês por lá e são todos receptivos, você vai adorar! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  3. Ola! Amei seus comentarios e suas viagens. Parabéns!!!

    Voce ficou apenas 1 dia em Atenas e viu tudo isso?
    Faltou muita coisa a visitar ou o geral da cidade é possivel visitar em 2 dias?

    abcs,
    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Luiza!

      Acho que em dois dias você consegue sim, mas tem que acordar bem cedo para aproveitar bem o dia e eu tive a sorte de me hospedar ao lado da Acrópolis. Nos outros dias aproveitei para visitar outras cidades ao redor.

      Beijos

      Excluir