29 de janeiro de 2012

De Mochila pela França: Paris e Provins!

Paris – Primeiro dia!
22/09/2011
Depois de uma noite de descanso merecida, acordamos cedo e nos preparamos para nosso próximo destino: França.
Para falar a verdade, eu nunca tive interesse em conhecer Paris. Quero muito conhecer o sul da França, mas posso dizer que Paris me surpreendeu. Logo de cara achei uma cidade bonita e até moraria lá.

Chegamos no Beauvais Airport por volta das 10h00. O aeroporto fica aproximadamente 1h30 de Paris e a única opção de transfer é no valor de €15,00 - sem descontos! Ida e volta €30,00! O ônibus segue direto do aeroporto para a estação de metro Porte Maillot.

Reservamos com o Vintage Hostel. Foi um dos melhores hostel que ficamos no mochilão. Próximo ao metro Anvers e a Sacré-Coeur.
Fomos até a estação Porte Maillot e compramos o bilhete de turismo. Você pode utilizá-lo durante todo o dia (depende da opção da sua compra, nós optamos por um dia) em toda a zona turística de Paris. Conhecemos tudo de metro, muito fácil!
Quando fui passar pela catraca, meu bilhete falhou. Fiquei tentando várias vezes e nada. Uma senhora que estava passando na catraca ao lado me chamou para passar com ela. Achei incrível a simpatia dessa senhora, ela me ofereceu ajuda e se arriscou, porque passei na catraca ao mesmo tempo que ela. Percebemos ai que os franceses não são tão caretas e chatos como ouvimos antes.

Chegamos no hostel, arrumamos nossas coisas e fomos aproveitar o dia.

Nossa primeira visita foi ao Arco do Triunfo. Paramos para tirar algumas fotos do lado fora e depois seguimos para a Torre Eiffel.
Descemos em uma estação errada, na Passy. Lá descobrimos um cenário do filme A Origem.




Seguimos para ver de perto a famosa torre de aço. Tiramos milhares de fotos na frente da torre, ao lado da torre, embaixo da torre, com a torre atrás...

















Depois de gastar quase toda a bateria da câmera tirando fotos da torre, passamos pelo Mur de La Paz, um monumento com frases sobre a paz em várias línguas. Não deu muito certo, o monumento é de vidro e há algumas marcas de tiros...
Passamos pelo École Militaire e andamos até a próxima estação de metro, decidimos visitar a Catedral de Notredame. Não entramos, ficamos observando apenas pelo lado de fora.
 Já que não encontramos o Corcunda, tiramos algumas fotos e fizemos algumas comprinhas em algumas lojas próximas dali.
Outra vez, todos muitos simpáticos com a gente, principalmente quando descobriam que éramos brasileiras. Em todos os países que já visitei, todos gostam muito de brasileiros!
Depois disso, andamos sem destino por algumas ruas e voltamos para o hostel. No dia seguinte tínhamos que acordar cedo para visitar Provins.


No caminho de volta, dentro do metro, nos deparamos com uma cena bem conhecida na cidade de São Paulo: pessoas pedindo dinheiro. Uma senhora árabe tinha até uma "frase pronta com música". Nos encontramos com ela no metro durante os três dias que ficamos na França e ela dizia a mesma coisa - quase decoramos a fala e a música...

Falando em metro... você sabia que o metro em Paris tem pneu? Pois bem, essa foi nova para mim...
Antes de dormir, decidimos usar a internet para mandar notícias aos familiares e enviar algumas fotos. Só uma dica: teclado francês é todo bagunçado! Demorei quase todo meu tempo na internet para poder encontrar as letras que estavam nos lugares errados... ¬¬

Provins
23/09/2011

Acordamos cedo e seguimos para estação Gare de l’Este. Segundo informações no site da cidade de Provins, é de onde saem os trens de Paris até lá.
Chegamos na Gare de l’Este para comprar o bilhete do trem e um atendente nos informou que estávamos na estação errada. Que os trens para Provins saem da Gare du Norde. Corremos pela gigantesca estação, voltamos até o metro, fomos até a Gare du Norde para receber a informação de que os trens saem da Gare de l’Este... ¬¬’
Confirmamos essa informação com a mulher da bilheteria várias vezes, porque nossa ideia era sair bem cedo para aproveitar o dia em Provins e o tempo estava correndo enquanto brincavam com a gente de vai e vem!
Mas a mulher foi bem simpática e para nos ajudar até nos vendeu o bilhete para que não perdessemos mais tempo.

Corremos pela gigantesca estação, voltamos para o metro, chegamos na Gare de l’Este, passamos pelo babaca que nos deu a informação errada, rosnei para ele (só tive tempo para isso), corremos para plataforma e o trem já tinha saído.
Aguardamos aproximadamente quarenta minutos pelo próximo trem, pelo menos estávamos no lugar certo agora.

A distância entre Paris e Provins é de 1h30. Uma viagem que vale a pena. A cidade é linda!

Depois de passar pela “new city”, chegamos a famosa “old city”. Sem comentários, foi demais!
Paramos para comer uma saladinha e continuamos a visitar a cidade.

Provins é uma cidade medieval murada e habitada. Não é tão grande como Carcassone, no sul da França (que é maravilhosa), mas vela a pena visitá-la.
  



Andamos também pelo lado de fora da muralha, fiquei imaginando como era a séculos atrás. Adoro esse tipo de turismo!




Caminhar em cima da muralha, para mim, foi uma aventura que durou alguns segundos... não nasci para alturas! ¬¬




Era engraçado ver o contraste entre presente e passado pela cidade, como na foto abaixo:
Depois de um dia de história, voltamos à Paris. Tentamos ir até Versailles, mas acontece que pegamos o metro errado e fomos parar bem longe de lá.

Já que não tínhamos tempo de ir até Versailles, paramos para ver as famosas luzes da torre.

Um curto video das luzes da Torre Eiffel, com a narração de Solange Paulino e o fundo musical da... do...hummm... É que haviam alguns peruanos ou bolivianos - também poderiam ser chilenos,  tocando a musiquinha de fundo na hora que a Sô fez o video.

video


Paris – segundo e último dia!
24/09/2010

Nosso último dia em Paris! Acordamos não muito cedo desta vez e a  primeira visita do dia foi a Cadetral de Sacré-Coeur. A construção é genial e achei ela mais interessante do que a de Notredame (minha opinião).

Ao chegar na Sacré-Coeur, você tem uma vista bem legal de Paris.


Saímos de lá e seguimos em direção a um lugar especialmente para mim. Em Paris tem uma região, próxima ao Museu du Louvre, que se chama Vivienne. Tem uma Galeria Vivienne que fica na Rua de Vivienne... ahh! Tão lindo! ^^)


Depois do meu momento narcisista, seguimos pela Passagem du Perron, passamos por um lindo jardim até a Fountaines Pol Bury. Não conseguimos ver as Colunes de Bury, estavam em reforma, mas tiramos algumas fotos em frente a Galeria de Beaujotais.


Saímos direto no Museu Du Louvre! Uma fila gigantesca para entrar no museu. Enquanto isso, fotos!
 
Entramos mas só até recepção. O dindim já estava contado e infelizmente não deu para visitar o interior do museu desta vez, mas voltarei só para isso!
Depois do museu, fomos visitar o Jardim Du Luxembourg. Tiramos algumas fotos e o calor estava intenso!



Na sequência, visitamos a Estação de Ciências, um lugar gigantesco que vale a pena voltar com tempo também. Foi uma rápida visita e seguimos de volta ao hostel.



Antes de pegar nossas mochilas, passamos no Moulin Rouge para uma foto. Esse foi nossa última visita em Paris.
Decidimos ir mais cedo para aeroporto para não ter problemas, o transfer leva em torno de 1h30 até lá.
O retorno ao aeroporto foi tranquilo. Chegamos e matamos nosso tempo até a hora do check in assim:

Chegar mais cedo foi uma ótima ideia desta vez. A mochila da Sô passou dos 10kg permitidos pela Ryanair. A sorte foi que a minha estava com 8kg e conseguimos equilibrar o peso.

Nosso próximo destino: Espanha. E lá vamos nós! Au revoir Paris! - da janela do avião.



3 comentários:

  1. Ai que inveja boa....rsrsrs Um dia ainda conheço todos esses lugares!! Vi Mary, to com saudade!! Te adoro!! Bjusss

    ResponderExcluir
  2. ai Vi q lindo!!! tô amando os posts pq só assim pra lembrar de detalhes da viagem,tinha até esquecido dessa correria toda nos metros hahahaha mto bom!!!!!!!!!!! saudades de vc amiga!!

    ResponderExcluir
  3. ai Vi q lindo!!! tô amando os posts pq só assim pra lembrar de detalhes da viagem,tinha até esquecido dessa correria toda nos metros hahahaha mto bom!!!!!!!!!!! saudades de vc amiga!!

    ResponderExcluir