4 de fevereiro de 2011

Um dia de compras...

Na quarta-feira, saímos para fazer algumas compras. Realmente não tem como você sobreviver ao frio com casacos vindo do Brasil. Um irish talvez consiga, mas você brasileiro, jamais! Ainda mais se sentir um frio absurdamente como eu sinto.
Fomos ao centro com o famoso ônibus europeu de dois andares. O sistema é o seguinte: a passagem custa € 1,60, então tenha sempre esse valor em mãos. Ao entrar, você deposita as moedas em uma caixinha na cabine do motorista, informa a ele o valor que você está colocando ali e quantas passagens se refere o valor. Ele mexe em alguns botões, emite um bilhete e entrega a você.
Esse bilhete você guarda com carinho, pois a qualquer momento um fiscal pode entrar no ônibus e solicitá-lo. Caso não tenha, terá que desembarcar na próxima estação. É amigo, as coisas aqui funcionam ou funcionam.
Se você não tem o valor correto da passagem, ou seja, entrega ao motorista € 2,00, você recebe um ticket de € 0,40 para utilizar na próxima viagem. Nada de trocos. Ah e não tentam convencer o motorista a parar fora do ponto, isso jamais! Você vai falar sozinho até dar o sinal no ponto certo e descer.
Chegando ao centro, descemos ao lado do Trinity College, a famosa faculdade irlandesa e um prédio maravilhoso. Passamos rápido por ali para um amigo entregar uma documentação. Mas voltarei com certeza, o prédio é grande e tem muito a visitar ali.
 Saímos do Trinity College e fomos conhecer a Grafton Street, um calçadão com várias lojas, em sua maioria de roupas e calçados. As lojas da Grafton não são tão baratas, mas como estamos no final do inverno (isso só para os irishs!!), as lojas estão trocando as suas coleções, se tiver sorte, você pode encontrar alguns casacos em promoções.
Depois de andarmos pela Grafton Street, descemos a O’Connell e fomos continuar as nossas compras.
Uma das lojas mais famosas (pelos preços baixos) aqui na Irlanda é a Penneys. Outra loja popular é a Dunnes, mas não passei por lá... ainda.
Comprei mais algumas coisas para minha sobrevivência aqui. Para se ter idéia de como as roupas são baratas (não convertam, pensem comigo em euro!!!), paguei € 29,00 em um sobretudo e € 10,00 em um pijama super quentinho. Havia outros bem mais barato de € 6,00 e € 7,00.
Passei na Carroll’s, uma loja de presentes personalizados da Irlanda e comprei uma pantufa de leprechaun, estou tão feliz! Paguei € 10,00, super quente. Há outros produtos baratos na loja, como moletom a € 19,00. Alguns produtos em promoção como três camisetas por € 25,00.
Depois das comprinhas, voltamos para casa de ônibus. Passamos ao supermercado Tesco para comprarmos cerveja, pois a noite tínhamos uma festinha para ir.
Aqui na Irlanda, os supermercados não fornecem sacolas plásticas gratuitas. Se você quiser uma delas, terá que pagar e não é tão baratinho assim. Você precisa levar sacolas descartáveis para trazer a sua compra. Achei um ótimo incentivo.
Descobrimos ontem que as bebidas alcoólicas, em qualquer supermercado, são vendidas até as 9h00pm. Após este horário, já era a cervejinha no mercado.
Outra coisa interessante são os semáfsoros, eles emitem sons diferentes quando está vermelho e verde para os pedestres. Quando o sinal está vermelho, um som como de um aparelho de UTI é emitido, como um piiii_piiii_piiii. Quando o sinal está verde, é emitido o som do pac-man do Atari. Sinto saudades da minha infância e tenho vontade de jogar vídeo game toda vez que atravesso a rua.
Detalhe: os irlandeses raramente usam o “excuse me” para pedir licença a alguém. Aqui se ouve muito um “sorry” quando se está no caminho ou para qualquer coisa como “poderia me dar licença”. O “excuse me” você ouve quando a pessoa já cansou de lhe dizer “sorry” e você continua na frente atrapalhando.
Hoje quinta-feira, acordei 11h00am. Até tinha um sol lutando contra as nuvens. Mas quando decidimos ir ao mercado, ele já tinha sido nocauteado. Começou a ventar tão forte que eu e a Clarissa estávamos quase levantando vôo.
Fomos a um mercado diferente hoje, o LIDL. É bem maior do que o Tesco, mas não gostei, não aceita meu VTM! Ainda bem que havia levado dinheiro, mas esquecemos da sacola. Trouxemos a nossa comprinha nas mãos. Para ajudar, bem na hora que saímos do mercado o vento já havia ganhado muito mais força e estava chovendo.
Essa foi a única vez que sai de casa hoje. Fez muito frio, choveu e ventou demais! E mesmo assim, olhando pela janela, vi vários irish passeando com seus dogs a beira do rio. Coragem!
Resumindo, o dia foi de pijama, pantufa de leprechaun, sopa e muito chá verde para fugir do frio!