17 de janeiro de 2011

Novas regras referente a Imigração de Estudantes na Irlanda

      O ano passado foi publicado novas medidas que entraram em vigor a partir de Janeiro/2011. Refere-se ao programa de imigração de estudantes não europeus que já estão na Irlanda e para aqueles com viagem marcada a partir de Janeiro/2011.

Mais informações no site oficial:

O sistema de educação para estudantes internacionais foi divido em dois segmentos:
* O Programa de Graduação  - para alunos matriculados em cursos universitários que pertencem ao Nível 7 ou superior do National Framework of Qualifications, conforme tabela abaixo.
 * O Programa de Não-gradução ou de Línguas  - para alunos matriculados em cursos de língua inglesa ou cursos acadêmicos que pertencem ao Nível 6 ou inferior do National Framework of Qualifications, conforme tabela abaixo.

Site National Framework of Qualifications - www.nfq.ie

Tempo de permanência para estudantes do Programa de Não-gradução ou de Línguas
O tempo máximo de permanência de um estudante dentro do Programa de Não-gradução ou de Línguas no país é de 3 (três) anos.
 Depois disto o estudante poderá renovar seu visto SOMENTE se estiver matriculado em um curso que pertence ao Nível 7 ou superior do National Framework of Qualifications, ou seja, ele terá de mudar para o Programa de Graduação, mostrando progressão nos estudos.

Estudantes do Programa de Graduação
Os estudantes que estão matriculados nos cursos do Programa de Graduação deverão mostrar que estão progredindo em seus estudos para renovarem o visto. A duração máxima do programa é de sete anos.
Para que o estudante permaneça no país após o prazo estipulado, ele deverá se encaixar nas condições abaixo:

 - Esteja matriculado em um curso de Doutorado ou participando de um programa de estudos prolongado (como medicina) e não seja possível completá-lo dentro deste período.

 - Aprovação do Ministro da Justice and Law Reform, mediante comprovação que o estudante por algum motivo, não pode completar o curso dentro do prazo estipulado.
ATENÇÃO – estudantes do Programa de Graduação não podem “voltar” para o Programa de Não-graduação ou de Línguas.

MEDIDAS TRANSICIONAIS para estudantes que ESTÃO ATUALMENTE na Irlanda

 - Para cursos que acabam até 31 de Dezembro de 2010:
Qualquer estudante com permissão de permanecer no país, de acordo com o visto no passaporte de GNIB, com vencimento até 31 de Dezembro de 2010, estão sujeitos às antigas regras, ou seja, podem renovar seu curso normalmente, mas quando ele terminar, em 2011, as novas regras entrarão em vigor.

 - Para cursos que acabam a partir do dia  1 de Janeiro de 2011 – para estudantes que estão a menos de três anos no país:  
Os estudantes que desejam renovar o visto, podem fazê-lo, desde que estejam no país na condição de estudante por MENOS de três anos.

 - Para cursos que acabam a partir de 1 de Janeiro de 2011 para estudantes que estão há MAIS de três anos no país:
Estudantes que estão no país há mais de três anos, matriculados em cursos de língua inglesa ou cursos que não são universitários com data de término no dia 1 de janeiro de 2011 ou após essa data, poderão renovar seus vistos SOMENTE se estiverem matriculados em um curso de nível 5 ou 6 de acordo como National Framework of Qualifications e que NÃO seja de línguas. Estes novos cursos têm duração máxima de dois anos e se o estudante pretende ampliar sua estadia após este período, deverá se matricular em um curso de graduação.

 - Para cursos universitários de Nível 7 ou superior de acordo com o National Framework of Qualifications
Estudantes universitários que estão no país há MENOS de sete anos e que a data do término do curso seja a partir de 1 de janeiro de 2011, poderão renovar seu visto por mais um ano, após o sétimo ano de estudo ou até a data final do curso, de acordo com o progresso e presença nas aulas.
Para os universitários que estão no país há MAIS de sete anos, a renovação do visto é permitida, desde que estejam matriculados em um curso de nível superior ao cursado anteriormente, como Mestrado ou Doutorado.

 - Para estudantes que ultrapassaram o tempo de permanência de três anos no país.
Estudantes que ultrapassaram o tempo de permanência no país em função das novas regras, têm o direito a permanecer mais 6 messes. Esta permissão especial NÃO é renovável e será concedida para os alunos que tem o final do curso datado de 1 de Janeiro de 2001 e 31 de Junho de 2011. Durante estes 6 meses o estudante poderá trabalhar do mesmo modo que faria antes das leis entrarem em vigor, pois o visto permanece como estudante. No final deste período, ele deverá deixar o país, a menos que tenha outra forma de permanecer no mesmo.
 Há outra opção para esses estudantes permanecerem no país, aplicar para o Work Permit ou Green Card durante este período e podem, como EXCEÇÃO, fazê-lo diretamente da Irlanda, sem ter de retornar ao país de origem. Caso a aplicação seja aceita ao final dos 6 meses o estudante deve ter seu visto alterado para trabalhador com Work Permit, caso a aplicação NÃO seja aceita, o estudante deverá sair do país e não poderá renovar seu visto na condição de estudante.

NÍVEL DE QUALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Os cursos de Língua Inglesa devem estar alinhados ao the National Framework of Qualifications pertecendo ao nível 5 ou superior, ou ser aprovada pelo ACELS (órgão que regulamenta as escolas de ensino de língua inglesa).
Cursos de Further Education, que pertencem aos níveis inferiores ao nível 5 do National Framework of Qualification não serão aprovados como cursos para estudantes internacionais. A partir de 1 de Janeiro de 2012, nenhum estudante internacional poderá se registrar para estudar em tais cursos.
Site ACELS : http://www.acels.ie/ (em inglês)


PERMISSÃO DE TRABALHO PARA ESTUDANTES

Em 2001, foi criada a permissão de trabalho para os estudantes, que tem a liberação para trabalhar por meio-período (20 horas semanais) durante o curso e período integral (40 horas semanais) durante suas férias e após o término do curso. Esta permissão PERMANECE A MESMA para 2011.
______________________________________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Vivi,

    Mandou MUITO bem nesse post!!!!!!!

    Tantas mudanças e milhares de dúvidas além de dependermos da sorte da imigração e o entendimento dos atendentes kkkkkkkkkk

    Bjs, nos vemos m Dublin ;0

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu blog, adorei :)
    Beijos, Pri

    ResponderExcluir