22 de outubro de 2010

Me preparando para a viagem...

Fechar o curso com agências ou direto com a escola?

OBSERVAÇÃO 03/2015 - Escola SEDA: A escola parece bem prestativa a princípio, mas quando você precisa lhe cobra por serviços inclusos no pacote.

Cheguei sem acomodação (que já havia pago antes de ir). O endereço que nos enviaram estava lotado. De mala e tudo, fui até a escola que me fez esperar até terem a brilhante ideia de tirar um aluno da acomodação para me colocar no lugar. Ele simplesmente teve que se virar para encontrar outro lugar.

Demorei quase 3 meses para ter a documentação regularizada para pegar o meu GNIB. Só abram bem os olhos com a escola que você fecha o contrato. Prestativos, todos são no começo, mas depois, é você que tem que se virar.

----------

Uma das preocupações para quem está prestes a fechar um intercâmbio é o preço e qualidade do ensino. Eu pesquisei muito esses dois itens e outros mais.

A principio fecharia com uma agência de intercâmbio. Fiz cotações com várias agências e uma delas me chamou atenção pela qualidade do atendimento. O preço era meio salgado, mas a escola, segundo informações, era uma das melhores de Dublin. O total de tudo isso somava pouco mais de R$ 12mil reais com passagens e seguro saúde inclusos (sem contar a grana extra!).

O preço final me induziu a procurar pela outra opção citada em fóruns sobre intercâmbio na Irlanda: fechar diretamente com a escola.

Antes, pesquisei sobre todas as escolas citadas e fui separando as que possuíam menos status negativos. A escola que me chamou atenção, por não haver reclamações, foi a SEDA.

Entrei em contato com eles e pedi uma cotação, que por sinal foi a melhor que havia recebido. Procurei saber mais sobre a SEDA e decidi fechar o negócio.


Passagem

Assim que enviei toda a documentação referente a matrícula para a SEDA, eles me adiantaram via email, as cartas necessárias para apresentação na imigração e para a compra da passagem.

Cotei pela KLM, Air France (mesmo grupo) e Ibéria. Achei os preços da KLM mais interessantes e fechei com eles.

Primeiro reservei a passagem com a data que informei a SEDA. Para comprar as passagens como estudante, basta encaminhar uma cópia do passaporte e as cartas que a escola adiantou via email. Os bilhetes serão emitidos com descontos e encaminhados para seu email, assim que o comprovante de pagamento for encaminhado.

Segundo a atendente da KLM, a data da passagem de volta poderá ser alterada assim que chegarmos a Dublin, pois o valor da emissão não pode ultrapassar 360 dias da data da solicitação.


Seguro Saúde Internacional

Na minha opinião, o seguro saúde é uma das principais aquisições antes do embarque. Além da prevenção, será menos burocrático viajar por outros países da Europa, principalmente os que integrantes do Espaço Schengen.

Quando fechei o pacote de estudos com a escola, eles me ofereceram o seguro governamental. Aceitei por ser um seguro gratuito, mas caso necessário a utilização do mesmo, teremos que pagar pela consulta e esse valor será reembolsado mais tarde pelo governo.

Para evitar dores de cabeça e adquirir uma melhor prevenção, vou sair do Brasil com o seguro internacional pago pelo tempo que permanecerei na Irlanda, ou seja, um ano. É um pouco caro, mas como dizem há muito tempo, com a saúde não se brinca! Vou fechar o seguro com a GTA, foi a seguradora com os preços mais acessíveis que encontrei. Farei a aquisição  do seguro somente no mês do embarque.

Quem tem dúvidas com relação ao seguro saúde, pensa direitinho e  o adquira com a seguradora da sua preferência!


Dinheiro

É obrigatória a apresentação de no mínimo mil euros para fins de comprovação de  fundos durante a estadia no país.

Abriremos uma conta corrente em nosso nome e esse valor será depositado e liberado para uso após 10 dias, tempo para efetivação da conta. A carta para abertura da conta corrente será emitida pela escola, que nós encaminhará ao banco.

Além dos mil euros, é importante levar uma quantia a mais, pois não sabemos quando começaremos a trabalhar e reserva nunca é demais.

Para não levar o dinheiro reserva em papel, solicitei o cartão VTM Euro (cash passport). É um cartão recarregável da Visa. A solicitação é gratuita e ele pode ser carregado com o valor solicitado em até 24h. É usado como debito e é aceito em todos os estabelecimentos que têm a bandeira da Visa.

O valor é convertido automaticamente pela moeda local. Por exemplo, quando eu for para o País de Gales, onde a moeda é a Libra, qualquer compra que eu efetuar com o VTM, o valor é automaticamente convertido em Libras e eu não pago nenhuma taxa por isso.

Solicitei o cartão porque achei interessante não ter que levar um "bolinho" de dinheiro na mão e principalmente porque não preciso fazer o câmbio antes de viajar por outros países, além disso, quando alguém da minha família me enviar dinheiro, pode ser creditado no VTM, sem custo.

Para mais informações, basta acessar o site da visa:
http://www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=1340.

Eu solicitei o cartão através de uma corretora de câmbio credenciada.


Fazendo as malas!

O conselho que recebi dos amigos que moraram e Dublin foi o seguinte: não leve muita coisa na mala. Bom, isso é algo complicado para mim, porque um final de semana na chácara dos meus pais que fica a 15min da cidade onde estou, eu levaria uma mochila cheia de roupas...

Esse conselho foi para me alertar sobre a necessidade do consumo de roupas locais, não por vaidade ou consumismo, mas por necessidade devido ao clima do país. Nossos casacos não comportam o frio irlandês.

Ai vai mais uma dica: na hora de arrumar as malas, leve somente o necessário, pois a maioria das coisas teremos que adquirir por lá.

Eletrônicos também precisam ser revisados, pois a voltagem na Irlanda é completamente diferente do Brasil. A falta de conhecimento sobre esta informação pode causar sérios danos!

Seguindo a dica dos meus amigos, levarei um casaco e algumas blusas que acredito que vai me manter viva do frio enquanto saio para fazer compras.

__________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Oi tudo bem ? parabéns pelo blog, bem eu estou pensando em fechar com a SEDA, porém eu nao acho nenhum email de um consultor de lá. Será que voce pode me passar pelo qual você fechou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington, tudo bem???

      me passa seu email!!!! Bejos!

      Excluir